quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Violão pós - moderno


O Violão é um instrumento musical que se caracteriza por sua baixa emissão sonora, por sua dificuldade técnica, pela sua versatilidade (pode ser usado como acompanhamento para o canto ou como instrumento solo em um recital), e pela sua enorme amplitude e alcance cultural.
Instrumentos ancestrais do violão já eram utilizados no Egito Antigo e na Grécia Clássica.


Menestréis cruzaram a idade média cantando seus amores e grandes feitos dos heróis de seu tempo. No Século XVI, o Alaúde, na Itália e Inglaterra, e a Viñuela, na Espanha, ocuparam um espaço de destaque no incipiente renascimento da música instrumental Européia.


Com a descoberta do continente americano, e sua posterior ocupação por Europeus e Africanos, o intercâmbio cultural gerou as mais interessantes misturas no campo da música, fenômeno conhecido hoje como Música Popular. Combinando o conhecimento e tradição dos Europeus e a Rítmica vívida e a espontaneidade do povo Africano, este continente gerou estilos híbridos como o Blues, o Ragtime, o Jazz e o Rock na América do Norte; o Maxixe, o Choro, o Samba e a Bossa Nova no Brasil, apenas para citar alguns estilos.


Uma maravilhosa característica do violão, diferentemente de outros instrumentos, é a possibilidade de transitar por entre as mais variadas culturas e os mais variados estilos e épocas: Dentro do universo da Música Erudita, podemos tocar a transcrição de uma Missa-Coral Renascentista, uma Fuga de Bach, uma peça de Fernando Sor, fiel ao estilo Clássico/Mozateano, uma peça Romântica, Impressionista, Expressionista, Minimalista, Concretista,etc.


Em Música Popular e Étnica, as possibilidades se multiplicam: Podemos tocar praticamente qualquer coisa! Do Flamenco espanhol a Música Tradicional Japonesa; e praticamente toda a Música Popular das Américas.
Esta versatilidade do violão torna-se muito promissora num contexto de aprendizado multicultural, pós-moderno. Permite uma abordagem simultânea das tradições Europeia e Americana; da escola Erudita, com ênfase na leitura e interpretação musical, e da escola Popular, da Indústria Cultural, dos sincretismos, da Sincopa e da Improvisação.


Este Blog quer colocar o aluno em contato com múltiplos estilos musicais e convidá - lo a brincar de massinha. Essa é a essência da pós - modernidade aplicada ao universo violonístico. Misturar. Aprender a misturar. A mesclar linguagens. Cada estilo é um idioma. Aprender a falar em cada um é a primeira tarefa do músico pós - moderno. A essência de nosso tempo confuso. O segredo é aprender a integrar. Nadar nas águas tortuosas da multiplicidade. 

A contextualização das peças aprendidas dará estímulo e significado ao trabalho técnico/mecânico do estudo do Instrumento. 

O violão terá dois enfoques paralelos: O violão usado como acompanhamento e o violão como instrumento solo. No primeiro caso, trabalho com acordes na mão esquerda, com padrões de ritmos para acompanhamento na mão direita, e no Canto Popular; com a desinibição, com a afinação, com a interpretação e com elementos de técnica vocal. Como instrumento solista, trabalho leitura, técnica e interpretação.


Abraços.

Nenhum comentário: