domingo, 16 de dezembro de 2007

Como escolher o seu instrumento musical?


Esta postagem foi escrita especificamente para os pais e alunos da quarta série 2007 da ESBSP.
Seus filhos terão novas opções a fazer no Curso de Música. Este texto tem por objetivo esclarecer a respeito destas opções e dar subsídios para uma escolha frutífera e proveitosa para o desenvolvimento Musical de seu filho/filha.
Ao final do ensino findamental um, o aluno deverá ter escolhido uma entre as três opções que são oferecidas pela Escola, a saber:

1) Violão.

2) Flauta transversal.

3) Percussão/ Canto Coral.

A escolha deverá ser comunicada à sua professora de classe . É muito importante que esta escolha seja feita a partir de uma reflexão do aluno junto com seus Pais, levando em consideração alguns aspectos que serão apresentados a seguir, pois não é possível o remanejamento posterior dos alunos entre os Cursos, além dos que serão mencionados nas descrições aqui apresentadas.

O que levar em conta na escolha de seu Instrumento Musical?

1) Perfil. Qual é o perfil de seu filho? Qual é a atividade musical/ instrumental que o deixará mais feliz, com a sua auto-estima melhorada?

2) Características do Instrumento. O aluno precisa saber que:

2.1) se escolher o Violão, terá que se desenvolver como cantor e como Instrumentista erudito e popular.

2.2) A opção pela Flauta Transversal é uma opção exclusiva pela Música Instrumental erudita e popular.

2.3) O curso de Percussão/Canto privilegia tocar em conjunto, a socialização, expressão corporal e uma vasta gama de gêneros musicais.

3) Custo.

Violão e Flauta Transversal devem necessariamente ser comprados pelo aluno ( preço estimado de uma Flauta Transversal nova: R$1800,00; usada: US$300; preço estimado de um Violão- Marca Eagles/ Di Giorgio: R$300,00 ) . O curso de percussão/ Canto Coral fornece o próprio material e não há necessidade de Investimento extra.

4) Esforço.

Cursos de Instrumento em geral requerem envolvimento e dedicação por parte dos alunos. Exigem empenho e estudo domiciliar por parte da criança, e apoio e incentivo por parte dos Pais. O aluno precisa avaliar o quanto ele quer se comprometer pessoalmente no curso de Música, para evitar frustrações futuras. É bom lembrar que a Música é uma matéria curricular normal, o que acarreta avaliações, provas, retenção, etc.

5) Evitar uma escolha baseada apenas em amizades.

É comum ao aluno de Quarta Série optar por estudar um Instrumento Musical para ficar junto de seu melhor amigo/amiga. Vale lembrar que a aula de Música acontece apenas uma vez por semana, e que existem outras inúmeras aulas onde os amigos poderão estar juntos. Além disso, fazer uma escolha assim pode gerar, em médio prazo, muita frustração, problemas acadêmicos (notas baixas), desmotivação, etc. O importante é estudar o Instrumento com o qual seu filho tem afinidade, mesmo que o melhor amigo dele esteja em outro grupo.

6) Deixar o seu filho escolher, mesmo que isso não seja o que vocês (Pais) gostariam que ele escolhesse!


Descrição dos Cursos.

Violão.

Este Curso é oferecido em três níveis de aprofundamento, sendo o Nível Básico de dois anos (quinta e sexta séries); o Nível Intermediário de dois anos (sétima e oitava séries) e o Nível Avançado de quatro anos (nona a décima segunda séries). O aluno pode migrar para o Curso de Canto Coral, se assim o desejar, ao final da sexta e início da sétima série, e para o Curso de Artes/ Fotografia ao final da oitava e início da nona série.
A Escola também oferece, no início da nona série, a opção do Nível Básico, com a duração de três anos, para os alunos que quiserem começar com o Violão nesse período.

Flauta Transversal.

Na quinta e sexta séries acontecem o Curso de Flauta Transversal. Estes alunos migram automaticamente para o Curso de Canto Coral na sétima série.


Percussão/ Canto Coral.

O Curso de Percussão dura dois anos (quinta e sexta séries), continuando automaticamente na sétima e oitava séries como Curso de Canto Coral. Nos dois primeiros anos, o aluno aprenderá a tocar diversos Instrumentos de Percussão, aprenderá um pouco a respeito de sua origem e sobre o seu uso nos diversos estilos regionais e populares. Haverá a formação de grupos com vários naipes de Instrumentos, onde cada aluno desempenhará uma parte para a formação do todo; do arranjo Instrumental. Serão trabalhadas habilidades como coordenação motora, prática de conjunto, desinibição, expressão corporal e rítmica.
No início da sétima até o final da oitava, os alunos do Curso de Percussão ingressarão no Curso de Canto. Através de repertórios de Música popular, serão trabalhadas habilidades como percepção melódica, afinação e expressão vocal, desinibição, canto solo e em grupo. Ao final, o aluno ainda terá a opção de ingressar no Curso de Violão/Nível Básico, com três anos de duração, no Ensino Médio.

Curso de Teoria Musical:

Paralelamente ao Curso de Instrumento, o aluno tem uma aula semanal de teoria musical, onde são abordados temas e assuntos complementares, que reforçam a formação musical do aluno. Leitura e escrita, apreciação, iniciação à composição e prática de grupo são alguns dos focos de trabalho deste curso. Ele é oferecido na quinta, sexta e oitava séries.

Trocas de Curso:

Não são permitidas. Se o aluno pleitear uma mudança no meio do Curso, será necessário um plano de recuperação no qual a criança terá que cumprir o conteúdo curricular que deixou de cumprir nos anos anteriores em que não cursou aquelas aulas. Isto é feito com aulas particulares paralelas ao Curso da Escola. Neste ínterim, o aluno não está isento de comparecer às aulas de Instrumento a que já pertencia antes. Num prazo estipulado pelos professores particular e da Escola, o aluno é submetido a uma avaliação.
Sendo aprovado, ele poderá mudar. O momento da mudança será sempre o início de um semestre letivo. Nunca no meio do semestre.

Mais informações, acesse http://www.chsp.com.br/

Nenhum comentário: