domingo, 16 de dezembro de 2007

Como tirar uma música?


Termina mais um ano, hora de relaxar e curtir ...
Fim de todas as atividades obrigatórias. Momento em que podemos curtir um pouco mais as coisas que gostamos de fazer.
Hora de aproveitar para tocar coisas diferentes. Músicas novas que você tenha escutado recentemente.
Lembre-se que o violão existe para nosso prazer. Então agora é hora de aproveitar!
Aproveite para tirar aquela música que você queria tirar há um tempão mais não tinha tempo.
Vou tentar dar uma idéia de como "tirar", ou seja, aprender a tocar uma música sem professor. Apenas com os seus recursos!
Antes de começar, é importante chamar atenção para alguns pontos:
Se você toca violão e não tem uma banda com quem tocar, dê preferência às música com a base também tocada em violão. Mesmo que a música seja tocada por uma banda, escolha músicas que usam uma base "violonistica". Algumas bandas tocam guitarra, mas num estilo de violão (bandas como Oasis, Nirvana, Mathbox twenty, por exemplo). Evite querer tirar músicas cuja base é feita com um "riff" ou dedilhado/arpejo na guitarra, principalmente se a guitarra usar muitos efeitos.
O que acaba acontecendo é que, embora "amemos" aquela música e a queremos tocar muito, ficamos frustrados porque o som resultante nunca se aproxima do som original da banda, e caímos na "sindrome do trechinho". Mais da metade das pessoas que conheço que (dizem) que tocam violão na verdade só tocam trechinhos de uma música; Nunca a música inteira. Não seja mais um desses!
Nunca vamos conseguir reproduzir só com violão a sonoridade de uma banda que tem guitarra, baixo, bateria. Não dá! O melhor é se contentar em apenas "curtir" a música no CD. Ou montar uma banda para tocar aquela música.
Se você tem uma banda e toca guitarra, então desconsidere o comentário acima.
Ainda antes de iniciar o processo de aprender como tirar uma música , quero dar mais um toque:
Para que tenha sucesso, é preciso que você já consiga fazer sozinho algumas coisas:
1) Acesso à Internet rápida, para baixar vídeos e Mp3.
2) Saber os 15 acordes básicos do violão: ABCDEFG, AmBm, etc., A7B7 e assim por diante.
3) Cantar minimamente afinado. Ter musicalidade suficiente para conseguir encontrar o "tom" de uma música ao ouvir os seus primeiros acordes.
4) Ter um pouco de paciência e um pouco de insistência.
Com esse equipamento básico, vamos em frente!
Para tirar a música, primeiro ache a música em vídeo ou baixe a música em Mp3. Escute bastante até se familiarizar com a forma dela.
Tem introdução? Tem refrão? Tem solo? De que instrumento?
Depois que você conhecer bem a música, é hora de tentar tirar a parte do violão. Primeiro, ache a música em um site de cifras e letras, como o http://www.cifraclub.com.br/
Encontre a música. Dê uma boa olhada e certifique-se de que é a música correta. Às vezes os nomes são tão parecidos que nos confundem.
Bem, antes de ir para a parte dos acordes, vamos ver se a tonalidade original está boa para você cantar. Em geral, podemos melhorar a tonalidade e adaptar a canção melhor para a nossa voz. As pessoas não tem o mesmo tipo de voz, sabe? E vale a pena mudar o tom original para adaptar a música à minha voz? Depende. Se a música tiver uma característica muito forte ligada à tonalidade original (Como "More than words", do Extreme, por exemplo), então vai ficar estranho mudar a tonalidade, e o jeito é se "esguelar" e tocar no tom original. De modo geral, vale a pena mudar a tonalidade. Fica mais bonito de cantar quando a canção está no nosso tom.
Como fazer então para achar meu tom?
Primeiro, você precisa ser um pouco afinado e ter alguma prática em canto, senão este truque não vai dar certo.
Toque apenas o primeiro acorde da música e comece a cantá-la sem o acompanhamento do violão. Perceba se em algum momento mais à frente na música ela fica demasiado difícil para cantar. Se ficou "muito aguda" para minha voz, preciso "descer" tons para chegar no meu tom. Se ficou "muio grave", preciso "subir" tons.
Para descer ou subir, basta clicar com o mouse no comando "+ meio tom", ou "-um tom" e assim por diante (esse recurso há em http://www.cifraclub.com/, pelo menos) . Quando no tom novo, repita a operação até encontrar um tom em que você consiga cantar toda a música sem muito esforço ou dificuldade. Aí você chegou no seu tom, e é hora de partir para aprender os acordes da música.
Trabalhe primeiro a mão esquerda e decore a sequência de acordes. Use a mão esquerda para simular as trocas de acordes que acontecem durante a música. Não passe para a próxima etapa sem ter dominado bem essa parte.
O próximo passo é a mão direita. Bem, como é a levada? É um dedilhado? É uma batida com palheta? Se houver um vídeo disponível no youtube ou outro servidor de vídeos, aproveite para ver se dá para apreender o que a mão direita do músico está fazendo. Veja se há algum "close" ou "zoom" na mão dele, de forma que você possa ver a batida sendo tocada, para tentar reproduzir no seu violão.
Se houver como ver , tente copiar o que o cara está fazendo. O mesmo movimento. Em geral, se a levada for com a palheta em violão, o movimento é sempre para cima e para baixo, alternadamente, mesmo quando há variações rítmicas diferentes. Em guitarra estilo rockabillie, por exemplo, pode haver a necessidade de segurar a palheta com mais força, e fazer movimentos apenas descendentes. Mas são casos específicos. Em geral, o movimento da plalheta é alternado. Procure treinar. Se mesmo assim ficar difícil, peça ajuda ao seu professor de violão ou a um amigo que toque melhor para te ajudar.
Então, fazendo uma revisão passo a passo de como tirar uma música, temos:
1) Ouça, familiarize-se. Conheça bem a música que você vai tirar. Decore a letra e cante junte, se possível.
2) Escolha o melhor tom para você cantá-la. Faça isso tentando tocar e cantar em várias tonalidades, manipulando os comandos "+ um tom", "- meio tom", etc.
3) Escolhido o tom para cantar, trabalhe a mão esquerda. Memorize os acordes, a sequencia dos acordes. Pratique sem a mão direita ainda.
4) Descubra a "batida", tentando visualizar a mão direita do músico em um vídeo. Dê preferência sempre ao movimento alternado com a palheta.
5) Pratique e decore tudo. Letra, mão direita, mão esquerda, melodia. Prepare-se para se apresentar.
6) Toque para o máximo de pessoas possíveis. Ouça suas críticas e tente aprimorar as suas falhas.
Lembre-se:
Não deixe seu violão mofando na capa!
Ele foi feito para ser seu companheiro de viagens, de aventuras, seu confidente pessoal, seu consolo, e muitas outras coisas!
Aproveite todas as oportunidades que tiver para tocar para as pessoas. Amigos, parentes, namoradas.
Abraços e boas férias!

Nenhum comentário: