sábado, 24 de novembro de 2012

Santa Claus is Coming to Town (AA). Versão 1: Harmonia original modulada para a tonalidade do cantor.


Fomos convidados a tocar uma música natalina num evento agora em Dezembro. Somos quatro professores de música numa escola internacional. Formamos nossa banda com Violão (eu), Flauta transversal, Piano e Bateria. Convidamos um amigo para tocar o baixo.  A música escolhida foi Santa Claus is Coming to Towninterpretada pelo Frank Sinatra. Ela tem a forma clássica tipo AABA com 32 compassos. Em sua versão original há uma modulação meio tom acima no final e um coda. Definimos como tocaríamos a forma (AABA três vezes + um outro coda, mais simples) e eu sugeri que poderia compor um arranjo para o AA da terceira vez para fazer só com a voz, em dinâmica piano. A minha proposta seria criar um contraste nos últimos 16 compassos, tocando com toda a banda em dinâmica forte.  Para minha alegria, todos concordaram.  A partir daí comecei a trabalhar no meu arranjo. O trecho tem apenas 16 compassos, e tentei marcá -los com um arranjo que tenha personalidade e faça diferença. Gravei rapidamente aqui em casa cada versão esta semana com a ajuda da Gis, minha mulher, fazendo os vocais. Usei uma câmera Sony semi - profissional que não é para captação de áudio. Posicionei o Amplificador perto do microfone para melhorar o sinal sonoro. Enfim, no vídeos a seguir você confere o resultado. Os próximos quatro posts (este incluído) descreverão o passo a passo do meu processo de composição, em vídeo e texto.
Quando definimos a música a ser tocada, precisamos definir quem a cantaria. O cantor escolhido é um tenor, e o tom original do Frank Sinatra certamente não seria bom para ele. Ficaria bastante baixo ou grave para sua voz. Um de nós trabalhou com ele a canção até localizar seu tom ideal: Áquele em que sua voz brilha, ganha destaque e fica bonita. Teríamos que subir dois tons em relação à tonalidade original, que era Si bemol (Bb). A nova tonalidade passou a ser Ré maior (D). Modular uma harmonia tão simples dois tons acima certamente não é um desafio muito grande para ninguém. No original, era assim:

Bb / Eb / Bb / Eb / Bb / Cm F7 Bb Gm Cm F7:

casa 2: Bb / / /

Após a modulação, ela ficou assim: 

D / G / D / G / D / Em A7 D Bm Em A7 :

casa 2: D / / /

Nenhum comentário: