sábado, 24 de novembro de 2012

Santa Claus is Coming to Town (AA). Versão 2: Rearmonização.


A melodia é bastante estática. Os quatro primeiros acordes oscilam apenas em duas notas (ré - sol), modulando uma quarta acima, com uma estrutura fraseológica do tipo pergunta - resposta. Se a melodia é parada, a harmonia precisa variar mais, senão o resultado fica muito enfadonho. Começamos com os ornamentos. Acrescentamos Sétimas a todos os acordes. O sabor plagal das cadências iniciais é monótono.
Vamos substituir G7M(sol maior) por Em7 (Mi menor), já que os dois têm a mesma função. Em seguida substituímos esses dois compassos de Em7 num II m7 - V7 - I7M clássico. No tempo dois do compasso tiramos o I7M para inserir um V7 para o Em7, ou seja: Um B7. Pronto: Temos mais movimento em toda a cadência: Sai  D / - G / e entra D7M - B7 - Em7 - A7.
Mas dá para ir um pouquinho além: Como a melodia não passa pela terça (sol) do II m 7 ( Em7), podemos substituí -lo por um E7, que também é dominante de A7.
Para marcar bem o Turn Around no compasso 7 substituímos o D7M por um F#m7(b5), caracterizando uma cadência II m - V - I que conclui em E7(9)
Para finalizar, acrescentamos nonas e décimas terceiras nos acordes V7: E7(9), B7(13) e A7 (b13). Estendo o dedo quatro para formar pestana até a primeira corda, criando um efeito de brilho, muito comum em guitarra de Jazz.
No acompanhamento rítmico, um estilo banjo de banda de swing dá o sabor jazzístico que o estilo da canção pede. Esta é a levada básica que estou usando quando tocando com a Banda, na maior parte da canção. 

Nenhum comentário: