sábado, 24 de novembro de 2012

Santa Claus is Coming to Town (AA). Versão 4: Inversões e Substituições



Este último arranjo começa com o mesmo conceito da versão anterior, priorizando o Walking Bass, mas agora incluindo a primeira corda com uma pestana do dedo quatro, que é a nona nos acordes V7(13). O B7(b13) vira um B7(13) para que a nona seja maior e para a amplitude da sonoridade.
O compasso cinco começa com um A 6(9), que é na verdade um D7M6/A. O baixo acelera cromático para o B7(b13)/F#, imitando um riff de Blues. E volta em grau conjunto para um G#m7(b5) que é o mesmo que um E7(9) com baixo na terça.
Há um breque em A7/G. Em seguida uma aproximação cromática descendente com antecipação ritmica faz a harmonia chegar no turn around, que terá alguns acordes V7 substituidos: O B7(13) vira F7(#9) com quinta diminuta. O E7(9) vira E7(#9) com quinta diminuta. 
Chegamos no segundo A em piano, usando harmônicos da casa 12 (cordas 5 e 3) para diminuir a dinâmica e fazer soar um A7. 
O Walking Bass é retomado ascendente entre as casas 9 e 12. Os arpejos dos acordes ora são dedilhados ora arpejados para criar variedade. O sentido do baixo segue se invertendo, usando cromatismos e inversões. A partir do A7(9) na casa 12 retomamos o caminho da harmonia da versão 3 à caminho do fim do trecho. Nos últimos dois compassos as antecipações ritmicas e cromatismos enfatizam a finalização.

Nenhum comentário: