quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Critérios de avaliação


São cinco os critérios de avaliação que uso nos meus curso de violão e teoria musical, emqualquer nível. Abaixo, descrevo-os.

1. Organização pessoal.

Espera-se que o aluno traga o material para a aula, que esteja presente no horário para o início da aula, que cumpra os prazos e datas combinados com antecedência para os trabalhos a serem realizados.


2. Desenvolvimento de habilidades específicas.

Espera-se que o aluno desenvolva habilidades musicais relacionadas com o curso de Violão, a saber: Violão/Acompanhamento- Mão direita: Sonoridade e acompanhamentos; Mão esquerda: Acordes e troca de acordes; Canto: Desinibição, afinação, interpretação e técnica; Capacidade de tocar em grupo.
Violão/Solo- Leitura, Técnica e Interpretação instrumental; Capacidade de tocar em grupo; Improvisação.
As habilidades serão definidas individualmente, junto com o aluno, e valem apenas para aquele semestre. Ao final do semestre, o aluno será avaliado tendo como referência ele próprio, e não o colega. Será avaliado de acordo com a sua evolução durante o semestre.

3. Estudo Semanal.

Espera-se que o aluno tenha um horário e dia na semana definidos para a prática do Instrumento. Este horário é definido pelo aluno ou por seus pais, e é comunicado ao professor. A duração do estudo pode variar de aluno para aluno. Ele deve durar o tempo suficiente para que o aluno efetivamente realize o que lhe foi pedido. O estudo semanal pode durar quinze minutos ou duas horas. A capacidade de atenção, concentração e de perseverar do aluno é que indicará a duração ideal. O professor, durante a aula, tem a capacidade de avaliar o estudo domiciliar do aluno verificando em qual estágio de aprendizado o aluno se encontra naquela peça musical específica.






4. Envolvimento pessoal e Consciência Grupal

Espera-se que o aluno tenha envolvimento com o trabalho, e que desenvolva uma percepção em relação ao que está sendo realizado pelo grupo, ao invés de manter uma postura ego centrada de defender exclusivamente seus interesses e desejos. A percepção de que o contexto da aula de música é coletivo.
Está incluso nesse critério a participação do aluno em apresentações musicais. Seu nível de comprometimento, pontualidade, desempenho e esforço para com o evento.
Serão avaliadas também neste critério questões disciplinares e a posturas de liderança (positiva ou negativa) do aluno dentro do grupo.

5. Aquisição e aplicação de conhecimentos.

Espera-se que o aluno adquira um bom entendimento do conteúdo acadêmico estudado. Que os pratique através de exercícios de fixação em sala de aula, em grupo e em casa. Espera-se também que saiba aplicá-lo de forma correta, ao ser avaliado formalmente.
Este critério inclui o uso criativo que o aluno venha a fazer do conhecimento adquirido, seja através de seu trabalho musical pessoal, seja através de uma banda, ou de um produto musical feito digitalmente.

Para a classificação do aluno, de acordo com os parâmetros de notas da ESBSP, utilizarei a seguinte tabela:


0

Não fez o trabalho.
De 1 a 3
Atingiu de forma insatisfatória o que foi pedido no critério.
De 4 a 6
Atingiu de forma regular o que foi pedido no critério.
De 7 a 8
Atingiu de forma boa o que foi pedido no critério.
De 9 a 10
Atingiu de forma excelente o que foi pedido no critério.
Boas avaliações!







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