terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ramá. Que cordas usar?


Bem, novembro é um mês de apresentações musicais. Então, tempo para estudar violão!
Também momento de tirar do estojo o meu "Ramá".
O que este violão tem de especial ?
Primeiro, ele é baseado num modelo similar da Gibson. A Yamaha possui também o seu modelo anti-ressonancia para palco, com a incrível vantagem de desmontar o braço. No estojo , fica do tamanho de um saxofone.
Voltando ao Ramá: Dois grandes diferenciais em relação ao modelo Gibson.
1) Preço: O Gibson custa $3.000 dolares. O Ramá, cerca de $700,00.
2) Captação: O Ramá, que mora em São José dos Campos, interior de São Paulo, descobriu um jeito de modificar a captação padrão das cordas de nylon. O violão funciona sem pré-amplificador com qualidade incomparável. Segundo alguns amigos que tem os modelos Gibson e Yamaha, o som do Ramá é superior.
Depois de dois anos usando o acordoamento da Martin (DARCO) com "Ball-end" (Cabeça de bolinha), tensão alta...




estou testando outra marca: O Dadário Folk Nylon com Ball end, tensão média.
O modelo DARCO tensão alta tem uma durabilidade pequena. Meus acordoamentos duravam em média dois meses antes de estourar.
A tensão média dessa corda Dadário já é bem alta. Com dois dias de uso, estou gostando. Como vou usar daquí há duas semanas, não corro o risco de colocar as cordas com muita antecedência, sob o risco de ter que recolocá-las.
Parece que cordas "Ball-end" não se adaptam bem à altas tensões.
Cordas convencionais, como os modelos Dadário Pró-Arte...

Também não aguentam muito tempo. Em média dois meses, até estourar. O "nó" necessário para prender a corda na extremidade final do braço vai quebrando o nylon aos poucos, e ela cede.
Costumava afinar o ramá meio tom abaixo do diapasão. Com esse recurso conseguia fazer com que as cordas durassem mais tempo. Para usá-lo na afinação convencional,utilizo um bom "capotraste".


Outra dica é manter as cordas soltas (desafinar umas quatro voltas cada tarracha) enquanto não estiver utilizando o violão.
Como o Ramá é um instrumento para palco, duas semanas antes de usá-lo, volte a afiná-lo. Se você usa muito, então contente-se em trocar as cordas a cada dois meses.

Abraços.

Nenhum comentário: