quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Freddie Freeloader - M. Davis



Esta banda foi formada para este evento específico, uma semana dedicada à Cultura e Artes que aconteceu no dia 08 de outubro de 2010, no colégio Batista, na Vila Mariana. A iniciativa foi do Alexandre Murashima, atendendo a um pedido de nossa amiga e artista plástica, a Veridiana. Além de mim para os teclados, o Mura convidou o Andre GB (Baixo), o Roberto (Baixo), e o Alex (Bateria). Freddie Freeloader (vídeo acima), do Miles Davis foi a primeira música, num total de 15. Pela ordem : Freddie, On Broadway (G. Benson), Chitlins con Carne (K. Burrel), Isn`t she lovely (S. Wonder), Cantaloupe Island (H. Hancock), Chank (J. Scofield), Chameleon (H. Hancock), Oye como Va (T. Puente), The Chicken (J. Pastorius), Green Onion (Booker T.), Breezin (G. Benson), Footprints on the sand (W. Shorter), e Sunny (B. Hebb). Em Freddie Freeloader o tema original dos metais está no teclado. O som captado pela câmera da Meire Marion tem qualidade surpreendente. A peça é um 12 bar blues em Bb com repetição. Na casa um, nos compassos 11 e 12, a tônica Bb7 é substituída pelo bVII7 (Ab7). A cozinha (Baixo e Bateria) está bem sincronizada. Meu improviso foi o primeiro. Dois chorus. O áudio do meu solo acabou ficando baixo. Não posso reclamar. O áudio como um todo está ótimo. Sobre o Bb7 usei a escala de Bb mixolídio e Bb menor (Blues). Para Eb7, Eb mixolídio. O centro da brincadeira foi a nota Db, que gerava uma sensação de indefinição entre as escalas maior e menor, própria do Blues. A graça desse tema é o acorde de Ab7, no turnaroud/casa um. Sem ele, o tema vira um Blues normal. Sobre o Ab7, modo jônico ascendente. Algumas bolas na trave e algumas no gol. No segundo turnaround, notas de arpejo e Bb menor (Blues). Não entrei no tema depois do solo do Murashima, que me chamou com a guitarra, repare. A sonoridade geral da banda nesse tema ficou elegante, na minha opinião.


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