terça-feira, 6 de abril de 2010

Misturando

Vou tentar descrever aqui como tenho estudado improvisação ao violão. Há infinitos métodos e abordagens para esse fascinante e complicado assunto. Tenho retomado esse estudo depois de uma fase meio morna, onde estava dominando os arpejos de tríades e de tétrades. Agora, com esse vocabulário nas mãos, volto a minha atenção a outros detalhes como padrões de digitações diatônicos com saltos intervalares, escalas diminutas, tons inteiros, escala alterada, combinações de arpejos, escalas cromática, escala bebop, o uso das escalas pentatonica e de blues num contexto jazzístico, e o mais difícil: Misturar tudo isso com coerência, num fraseado que faça algum sentido.

1 - Tocar os campos hamonicos maiores e menores em cinco posições diferentes no braço, sem andar mais de uma casa para cima ou para baixo. Além de tocar os acordes do campo harmonico, fazê - lo com uma cadência IIm - V7 para cada acorde. Esse exercício tem se mostrado muito interessante.

2 - Selecionar as tonalidades que funcionam melhor no início do braço e quais desenhos específicos podem ser usados sem o uso de corda solta. Trabalhar com duas posições. Uma em duas oitavas no grave/médio e outra para agudos, até uma quinta acima na tessitura da escala.

3 - Escolher uma altura do braço, digamos a quarta casa. Pensar a melhor digitação para aquela tonalidade. Usar preferencialmente desenhos semelhantes tanto em cima como embaixo no braço. Por exemplo: desenhos com tonica-quita-tonica-terça juntos. Ou: desenhos com tonica-terça-quinta   juntos.

4 - Trabalhar aquela posição cadências I - VIm - IIm - V para tonalidades maiores e Im - bIII - IIm7b5 - V7b9 para tonalidades menores.

5 - Usar sistematicamente escalas tons inteiros e diminuta, seguida da alterada (meio a meio). Combinar com padrões com saltos intervalares e arpejos de tríades.

6 - Criar frases com colcheias. Lentas, para dar tempo para pensar e frasear. O mais importante é criar a frase; Uma frase fluida.

7 - Para cadências menores, priorizar o domínio do uso das escalas lócria - alterada - dórica.

8 - Nas cadências maiores, frasear com combinações dos arpejos V7 e SUBV7. Usar arpejos II sobre V7 e sobre I. Usar bIII sobre V7.

Por hora é isso. Esta semana estou de férias, então estou tendo mais tempo para estudar. Nem sempre é assim. Fazemos o possível, não é!

Abraços.

Nenhum comentário: