sábado, 22 de dezembro de 2007

Aprendizado em violão: Uma metodologia


Como se pode aprender melhor? Existem caminhos que facilitam o meu aprendizado num instrumento musical?
Música é arte performática. Requer muito envolvimento, esforço e prática. Os primeiros contatos com uma peça que começa a ser trabalhada revelam-se mais repletos de trabalho mecânico do que se imaginava a princípio. Este fato é fonte de grande frustração por uma grande parte dos alunos. Infelizmente, não tem outro jeito: A única forma de tocar é avançar através das etapas de aprendizado. É importante que o aluno tenha muita clareza sobre este ponto antes de iniciar um curso de música, qualquer que seja ele. Para colocar numa frase: Dá trabalho, mas vale a pena!
O trabalho com Violão/acompanhamento se inicia pela mão esquerda, com a memorização e posicionamento dos acordes e da sua seqüência específica. Neste primeiro estágio, não é necessário ferir as cordas com a mão direita ainda. Ao dominar essa seqüência inicial de acordes de forma correta e com desenvoltura, o aluno inicia o trabalho do segundo estágio: Encaixar a “batida”, a “levada”, o ritmo específico daquela canção que está sendo trabalhada. Antes de fazer este encaixe com desenvoltura e facilidade, o aluno não deve se preocupar com a letra ou em cantar. Sua atenção só passará para o canto quando esta etapa estiver completamente concluída. No estágio três começa finalmente o trabalho com a voz. Não antes. O aluno trabalha o domínio da melodia cantada e decora a letra da canção. Decorar a letra é pré-requisito para o estágio quatro.
No estágio três termina o trabalho técnico/mecânico. Tudo o que foi feito até aqui apenas “preparou o terreno” por assim dizer, criou as condições para que o verdadeiro trabalho artístico possa ter lugar.
Finalmente, chegamos à última e mais gratificante etapa: Nela vamos buscar a transcendência do trabalho puramente mecânico. Trabalhamos com a interpretação, com a incorporação, por parte do aluno, da canção como um todo. Interpretar uma canção é passar uma credibilidade para o ouvinte; É uma capacidade de emocionar e tocar as pessoas através de um desempenho. É a atitude intangível de colocar intensidade; de colocar a alma no trabalho.
No Violão/Solo, são quatro também os estágios de aprendizado, que não devem ser negligenciados ou pulados: A leitura e execução correta das notas, a leitura e execução correta dos ritmos, A memorização e estabelecimento do andamento, e a Interpretação (trabalho com as variações de dinâmica e de agógica).
Um curso de Instrumento Musical, seja ele qual for, é sempre um contrato. De um lado, o professor se compromete a ensinar, guiar, orientar; De outro, o aluno precisa se comprometer a estudar. Sem a prática constante e semanal, não há aprendizado em Música. Chega o momento em que a necessidade de disciplina de estudo se transforma em puro prazer de tocar e de fazer música. Neste ponto o aluno já foi “mordido pelo bichinho”. Daí em diante, não haverá mais a necessidade de se disciplinar para tocar. Haverá a necessidade de disciplina para “parar de tocar”!
Enquanto este momento não chega, o aluno deve definir claramente um horário e dia semanal para a prática do instrumento e do material visto na aula, conforme combinado com o professor.

Abraços.

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